Dicas de decoração para quem acha que quarto de menino precisa ser azul…

Eu, como arquiteta e designer de interiores, percebo a necessidade do cliente que contrata um Projeto de Interiores para o quarto de menino, seja bebê ou criança, no direcionamento da definição da cor. Sempre vem aquela perguntinha se precisa ser necessariamente azul ou ter alguns itens nesta cor.

E minha resposta é sempre a mesma: NÃO!!! Então resolvi fazer este post, com algumas dicas e sugestões de cores para este projeto de quarto de menino. Vamos lá

Escolher um tema para o quarto já dá um bom direcionamento para escolher as cores que irão povoar este quarto. Por exemplo, para o quarto do Daniel, escolhi o tema “Safári” e então escolhi os tons terrosos, como bege, marrom, branco, verde folha e alguns outros.

É muito importante que o tema seja da preferência da criança, pois é muito comum os pais colocarem a cor que mais lhes agrade, esquecendo que a pessoa que irá usufruir daquele espaço é o filho, e ele que precisa estar feliz, se sentindo bem e em harmonia com aquele espaço.

Os tons vibrantes, por serem alegres, chamativos e causarem euforia, podem estar em acessórios, objetos ou até em roupas de cama, pois podem ser substituídos com praticidade. Estes tons costumam enjoar com mais facilidade que os tons neutros e mais claros e você não perderá muito investimento financeiro na troca tão quanto substituir o piso ou começar uma reforma para pintura do quarto inteiro.

Os tons mais suaves tranquilizam e dão a sensação de conforto. Os tons mais vibrantes trazem mais energia e dinamismo à decoração. Avalie a sua necessidade dentro do espaço.

Escolher papéis de parede que irão compor com paredes somente pintadas, também cria um efeito bem bonito no quarto. Se for uma imagem muito marcante, escolha somente uma parede para o efeito, para não ficar cansativo visualmente.

Se escolher neutralizar totalmente as cores do quarto com tons pastéis e clássicos, como branco e tons de bege e cinza, você ganha flexibilidade em mudar os temas com objetos de decoração e acessórios, conforme a criança vai crescendo e curtindo o tema do momento. Além da possibilidade de combinar um quarto de irmãos com gostos ou sexo diferentes.

É isto mesmo, existem muitas opções além do azul e branco tradicionais, que por sua vez, também são bem interessantes. Acho que o ideal é avaliar sempre a proposta dos pais, respeitando a opinião da criança que vai conviver no espaço. Tem mais fotos de referência no Pinterest de “a casa da mãe leoa”.